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quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Em versão cupê, Classe C acerta no visual


A divisão brasileira da Mercedes-Benz acertou em cheio ao trazer para o mercado brasileiro o Classe C na versão 180. O sedã, embora simplificado, vem com uma boa configuração de equipamentos e acabamento e seu preço não é mais uma barreira tão intransponível se tratando de um veículo da refinada marca alemã: custa módicos R$ 116.900. Pode parecer caro, mas o modelo nunca vendeu tanto no Brasil. Já são quase 5.000 emplacamentos no Brasil em 2011. Agora que tal esse mesmo pacote, mas com carroceria cupê e mais R$ 10.000?


Quem vai a concessionária com o sedã na cabeça pode acabar saindo com o novo C 180 Coupé. A oferta é até interessante, tornando este o cupê alemão mais “barato” da praça (R$ 126.900, ainda sem o IPI para carros importados elevado). E o carro é novinho em folha, acabou de ser lançado na Europa para tomar o lugar do CLC, uma versão atualizada do antigo Sportcoupé, um hatchback de duas portas.


O visual do cupê é basicamente uma derivação do Classe C sedã. A parte frontal é a mesma. Até o desenho na traseira é como o do três volumes, com o friso cromado no centro e as lanternas de LED que parecem com as do Classe S, o carro mais luxuoso da Mercedes. Mas o caimento da coluna C, a última da carroceria, e a presença de apenas duas portas fazem toda diferença. É o dilema entre comprar o sedã para passear com a família ou o cupê, para também passear com os mesmos no aperto, mas muito mais bonito na foto. Por essas e outras esse é um carro ideal para solteiros.


Mas vamos devagar, literalmente. O C 180 é bem equipado, tem bom preço e tudo mais, mas ele é fraco como o sedã, embora sua cara não entregue o jogo de imediato. Essa série traz o motor 1.8 antes Kompressor (compressor mecânico) e agora CGI, a nova família de motores da Mercedes-Benz com turbocompressor e injeção direta de gasolina. Rende 156 cv em giro alto (5.000 rpm) e 25,4 kgfm disponível entre 1.600 rpm e 4.200 rpm, faixa bastante plana que salva o carro de não passar vergonha.

A transmissão é a 7G-Tronic Plus automática seqüencial de 7 marchas. Embora seja lenta na operação, inclusive no modo manual, esse câmbio, segundo a marca, ajuda o carro a consumir menos gasolina: a média é 14,1 km/l.

Já a aceleração do carro deixa a desejar, afinal de contas estamos a bordo de um carro com uma estrela no bico. Segundo a montadora, o modelo marca 8,9 segundos na arrancada de 0 a 100 km/h, isso nas melhores condições, o que envolve clima, combustível e “braço”. Por isso chegar aos 100 km/h poderá demorar um pouco mais, assim como bater o ponteiro nos 223 km/h, a velocidade máxima do cupê, de acordo com os dados oficiais.

Por outro lado, a dirigibilidade do carro é boa. Essa parte é mérito da moderna suspensão independente nas quatro rodas, que permite abusar um pouco mais do acelerador nas curvas. Essa configuração permite melhores condições de amortecimento, resultando em maior conforto, além do desempenho superior em estabilidade na relação com veículos que ainda possuem o arcaico eixo de torção na traseira.

Mais classe do que sofisticação

Diferente de Audi e BMW, que andam abusando da sofisticação com desenhos de painéis ousados e diferentes, a Mercedes-Benz insiste na classe, no refinamento. A cabine de um C 180 Coupé é, por assim dizer, chique. O acabamento é impecável, algo notável no isolamento acústico quase perfeito e os materiais de acabamento, como a borracha no painel e o couro que cobre os quatro bancos do carro – na traseira vão apenas dois. Até o cheiro do carro é agradável. Porém, falta um agrado tecnológico. Nem sensor de estacionamento ou bancos com ajustes eletrônicos esse Mercedes tem. Já seus rivais...

O C180 Coupé oferecido no Brasil também traz um acabamento diferenciado para a cabine em dois tons. Achar bonito ou não depende do gosto de cada um. O modelo ainda vem equipado de série com teto solar panorâmico, 6 airbags, ar-condicionado dual-zone, freios ABS e controle eletrônico de estabilidade (ESP). Outro recurso interessante presente é o Attention Assist, que avisa o motorista a hora de descansar com um xícara de café no painel de instrumentos..

O principal atributo deste carro é sua beleza, algo que os cupês conseguem como nenhum outro tipo de automóvel. O C 180 Coupé pode não ser um esportivo de tirar o fôlego quando conduzido, mas parado ele é uma bela escultura com rodas.
Fonte: iGCarros

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