Pesquisa personalizada

sexta-feira, 18 de março de 2011

O que significa essa xícara no painel da Mercedes?


O pai do leitor Axel está na Alemanha, alugou um sedã Mercedes E200 CGI e é todo elogios ao carro. Um detalhe, porém, encafifou o senhor Mandic: esse desenho de uma xícara que aparece de vez em quando no lado esquerdo do visor digital no centro do painel. Você sabe o que ela quer dizer?

Esta é a simpática maneira da Mercedes de sugerir que você (o feliz motorista) pode estar cansado ou sonolento, precisando de um pouco de cafeína para reativar os sentidos. Mas como o carro chega a essa conclusão? Através do Attention Assist, um sistema de segurança que analisa uma série de parâmetros da condução, como o tipo do trajeto (com retas longas, por exemplo), mudança de faixa, período do dia e principalmente aquelas corrigidas no volante típicas de quem está começando a “pescar”.


Além disso, a central eletrônica analisa as reações e atitudes do início de cada viagem, para criar uma referência de comportamento do motorista em condições normais. Esta referência passa a ser comparada com a condução do veículo nos momentos seguintes – caso os padrões se alterem demais, a figura da xícara de café aparece no painel. Se mesmo assim o condutor não esboçar reação, um alerta sonoro é disparado.

O sistema foi lançado em 2008 e pode prevenir o que a Mercedes diz ser o motivo de nada menos que 1/4 dos acidentes automobilísticos. Pena que deve demorar séculos para chegar aos modelos mais populares – se chegar
Fonte: Jalopnik

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails